NOVIDADES

Disponibilizar o imóvel para uma imobiliária só pode garantir mais segurança e agilizar o fechamento do negócio

À primeira vista, disponibilizar o apartamento para ser vendido por mais de uma imobiliária pode parecer a opção mais favorável para fechar o negócio com mais agilidade. Porém, nem sempre é isso que acontece. A exclusividade imobiliária pode trazer benefícios como confiança e segurança e pode agilizar o processo de aluguel ou venda do imóvel.

O primeiro ponto positivo é que a exclusividade garante mais segurança na hora de fechar negócio. E isso pode, inclusive, agilizar o processo, já que o corretor pode trabalhar com mais confiança. “Para o consumidor, é uma ilusão que ele vai vender mais rápido se trabalhar com mais de uma imobiliária. Com a exclusividade, há a certeza que o trabalho será focado no seu imóvel e o proprietário ainda pode cobrar retorno. Se passa para mais de um, o corretor não trabalha com tanta segurança e dedicação porque tem o receio que outro venda”, explica Laudimiro Cavalcanti, diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ).

 

 

 

Outro ponto favorável relacionado à divulgação que a exclusividade traz é a amplitude dos anúncios. “Em um mundo globalizado, com a exclusividade o corretor pode trabalhar e divulgar com outros estados e até países, principalmente com o câmbio favorável. Quando não é exclusivo, não tem segurança para fazer este tipo de ação”.

 

Disponibilizar o imóvel para uma única imobiliária também garante mais privacidade, já que evita que sejam agendadas visitas no mesmo horário por corretores diferentes com vários clientes. Outra questão é que apenas uma empresa estará em contato com o proprietário, facilitando a comunicação entre as duas partes e evitando desgaste na relação. “Vejo a exclusividade como muito positiva, pois evita desgaste entre os profissionais e seus clientes. Ela pode contribuir para que o corretor tenha mais foco em seu trabalho, pois sabe que aquele imóvel é ‘só seu’. Além disso, o contrato de exclusividade assegura ao profissional seus honorários”.

E, para os que ainda se sentem inseguros, é importante frisar que a exclusividade não precisa ser eterna. O contrato, mesmo com a cláusula de exclusividade, tem um prazo de vigência. Ao final desse período, se o proprietário estiver satisfeito, pode renovar. Mas se sentir que falta algo, pode procurar outra imobiliária. Porém, dificilmente não haverá empenho para que a satisfação seja garantida. “Com a exclusividade, o corretor vai tentar agilizar e se dedicar mais para vender”, conclui o economista Marcelo Barros.

 

FONTE : www.zappro.com.br