NOVIDADES

Vale a pena ter uma casa de praia? O que levar em conta?

Quando está pensando nas suas férias, já parou para se perguntar se é melhor alugar ou comprar um imóvel na praia para chamar de seu? Ter uma casa de praia está entre as metas de muitos brasileiros, mas será que vale a pena fazer essa compra? Se você já decidiu que sim, o que levar em consideração para evitar transtornos e escolher o imóvel ideal?

Há muitas questões a serem avaliadas. Por isso, trouxemos para o blog um conteúdo que esclarece as dúvidas mais comuns, o que ajudará você a tomar a decisão mais vantajosa.

Vale a pena ter um imóvel na praia?

Um dos dilemas da sociedade moderna está relacionado à qualidade de vida. Quem não deseja sucesso profissional e, ao mesmo tempo, poder desfrutar de bons momentos com a família?

Com o desejo de fugir da rotina atarefada das grandes cidades, muitas pessoas pensam em comprar uma casa de praia. No entanto, surge a dúvida: afinal, vale a pena aplicar meu dinheiro nesse tipo de patrimônio?

Não existe uma resposta pronta para essa questão. Na verdade, é preciso analisar os prós e contras dessa decisão. Então, que tal conhecê-los? Confira na sequência!

Vantagens

Ter a sua própria casa de praia pode ser muito vantajoso. Não é por acaso que muitas pessoas se esforçam para fazer essa aquisição. Se você está avaliando a ideia, é interessante conhecer seus pontos positivos, como:

  • liberdade de ter um imóvel próprio;
  • facilidade para planejar as férias;
  • possibilidade de alugar o imóvel quando ele não estiver em uso.

Em geral, o proprietário tem a oportunidade de descansar e aproveitar feriados e férias em um espaço próprio. Isso permite personalização e reformas, tudo para que o ambiente fique confortável e atenda às suas necessidades.

Desvantagens

Quando o assunto é comprar um apartamento ou uma casa de praia, é preciso ter cautela e entender bem os ônus que essa decisão traz. Você conhece as complicações e desvantagens que pode enfrentar? Veja alguns exemplos:

  • alto valor de aquisição — imóveis no litoral são muito valorizados;
  • despesas fixas durante todos os meses, como água, energia elétrica, IPTU e condomínio;
  • eventuais despesas com caseiro e manutenção do imóvel, como limpeza periódica da piscina.

Percebeu que não há como fugir de certos gastos? Ter um imóvel na praia traz despesas, mesmo quando ele está fechado. Por esse motivo, é importante fazer um balanço patrimonial e analisar se a compra trará mais alegrias ou preocupação e frustração.

O que levar em consideração?

Depois de examinar todas as vantagens e desvantagens dessa compra, você decidiu que ter a sua própria casa de praia é um bom negócio? Nesse caso, precisamos partir para o próximo passo e avaliar alguns detalhes.

Como estamos lidando com uma aquisição de alto valor e que tem bastante impacto em suas finanças pessoais, é fundamental conferir todos os detalhes. Isso ajuda a evitar prejuízos e problemas no futuro. A ideia é fazer uma compra segura, vantajosa e que atenda aos seus desejos. Acompanhe algumas dicas!

Escolha bem a localização da casa de praia

O primeiro passo para fazer uma compra de sucesso é a análise da localização do imóvel. Verifique as opções e itens como infraestrutura do local, distância de onde você reside, possibilidade de valorização e índices de roubo e violência da região.

Pesquise e compare o preço

Não dá para comprar a primeira casa de praia que você encontrar, não é mesmo? Ainda que ela pareça perfeita, é importante agir com a razão. Faça uma boa pesquisa de mercado e confira se o preço está de acordo com o praticado na região.

Observe a idade do imóvel

A idade do imóvel é outro aspecto a ser analisado. Construções mais antigas tendem a apresentar problemas mais rápido e isso pode representar muitos gastos extras. Por isso, se puder, opte por casas mais novas.

Fique atento à ação da maresia no local

A maresia é um fenômeno muito comum no litoral e, infelizmente, pode causar grandes transtornos. Ela pode enferrujar carros, emperrar portões e até afetar a estrutura do imóvel. Sendo assim, é prudente verificar a existência do problema antes de fechar negócio.

Confira a documentação da casa

Também é imprescindível conferir se a documentação do imóvel está em dia. Verifique se existem pendências tributárias, se as licenças estão atualizadas e se existe algum impedimento judicial sobre o bem. Esses cuidados evitam dores de cabeça no futuro.

Tenha em mente o custo final da compra

Por fim, é importante que você considere o custo total da compra, não apenas o valor do imóvel. Isso significa que os gastos com transferência de propriedade e reformas, por exemplo, não podem ser ignorados.

Como comprar uma casa de praia?

Depois de tudo o que foi apresentado, é hora de colocar a meta no papel e começar a dar andamento ao seu plano. Buscando ajudar você a alcançar esse objetivo, selecionamos algumas estratégias financeiras.

Planeje-se para essa aquisição

Toda decisão que envolve dinheiro requer planejamento. Portanto, suas principais tarefas são organizar as finanças, fazer as contas e estudar como economizar para comprar o imóvel.

Você tem uma reserva financeira? Talvez seja interessante usar uma parte como entrada. Sua renda mensal é suficiente para arcar com a manutenção do imóvel? Caso não, é importante buscar uma renda extra.

Escolha entre pagamento à vista ou parcelado

financiamento e o investimento são dois modos de fazer essa aquisição. Essa decisão é muito importante, especialmente porque tem impactos em sua vida financeira.

Caso tenha dinheiro suficiente para a compra à vista, é prudente analisar se essa decisão não acabará com sua reserva financeira. Se for financiar o imóvel, estude bem as condições do financiamento e observe os juros e demais encargos do contrato. Como vimos, esse pode ser um bom negócio ou não. Isso depende do seu perfil, das suas necessidades e, claro, da sua situação financeira.

Aproveite bem as dicas e informações apresentadas no texto para decidir se você deve ou não comprar uma casa de praia. Caso opte pela aquisição, cuide para que isso não afete suas finanças pessoais e traga os resultados esperados.

Fonte: https://blog.magnetis.com.br